Glossário
Abrafarma
Associação brasileira de redes de farmácias e drogarias.
Anvisa
Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
B3
Bolsa de Valores e Mercadorias de São Paulo, antiga BM&FBovespa
CVM
Comissão de Valores Mobiliários
EBITDA
O EBITDA é uma medição não contábil elaborada por nossa Administração, calculada com observância das disposições do Ofício Circular CVM/SNC/SEP n.º 01/2007, consistindo no lucro líquido acrescido de despesas financeiras líquidas, depreciação e amortização, e imposto de renda e contribuição social. O EBITDA não é uma medida reconhecida pelas Práticas Contábeis Adotadas no Brasil, não possui um significado padrão e pode não ser comparável a medidas com títulos semelhantes fornecidas por outras companhias. O EBITDA não deve ser considerado um substituto do lucro (prejuízo) ou da receita operacional, como um indicador de desempenho operacional ou fluxo de caixa ou para medir a liquidez ou a capacidade de pagamento da nossa dívida.
Medicamentos Genéricos
O medicamento genérico é aquele que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, apresentando eficácia e segurança equivalentes à do medicamento de referência e podendo, com este, ser intercambiável. (Fonte: Anvisa)
Medicamentos de Marca
Medicamentos identificados pelos médicos e pacientes por meio de marca comercial, também chamados de Medicamentos de Referência. O Medicamento de Referência é um produto inovador, registrado e comercializado no país, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto à Anvisa, por ocasião do registro. (Fonte: Anvisa)
Medicamentos Similares
O medicamento similar contém o mesmo principio ativo do seu medicamento de referência e é identificado pela marca ou nome comercial. Ele só pode substituir seu respectivo medicamento de referência após passar por testes laboratoriais que comprovem a equivalência. Os que já cumpriram esse processo são chamados de “similares intercambiáveis”. (Fonte: Anvisa)
Produtos OTC
Produtos Over the Counter, tanto de marca como genéricos, e produtos de saúde que possuem venda livre, ou seja, não requerem prescrição médica.