Pular para conteúdo

Governança Corporativa


O controle da companhia é exercido por um grupo de acionistas com visão e compromisso de longo prazo, que inclui membros das famílias fundadoras tanto da Droga Raia como da Drogasil, com mais de 200 anos de experiência combinada. 

Ele é regido por um acordo de acionistas com duração até novembro de 2021 que vincula no mínimo 30% das ações da empresa, que não poderão ser alienadas até o final do contrato. Ao final de 2020, os acionistas controladores possuíam 34,9% das ações da empresa.

A empresa é administrada por um corpo executivo que inclui, além do presidente, outros sete diretores estatutários com perfis diversificados e complementares, e que possuem experiência comprovada no varejo farmacêutico.

A RD possui um Código de Ética, que define a conduta e o comportamento para todos os colaboradores no relacionamento, em âmbito profissional, com clientes, fornecedores, concorrentes e público em geral.

O relacionamento da RD com o mercado financeiro é pautado pela adoção de critérios de transparência e segurança na divulgação de informações, pela isonomia de tratamento dedicado a acionistas e investidores e pelo compromisso ético mantido com esse público. A companhia é listada no Novo Mercado, segmento com diretrizes de governança corporativa mais exigentes da B3 - Brasil, Bolsa, Balcão.
 

 

Marcílio D‘Amico Pousada

CEO

À frente da RD desde julho de 2013, possui mais de 26 anos de experiência multi-setorial de varejo em grandes organizações brasileiras e globais, incluindo Livrarias Saraiva (2005 – 2013) e Office Net (2000 – 2005), das quais foi presidente, bem como Submarino, Sam’s Club (Grupo Walmart), Mappin e C&A. Formado em Administração pela FAAP.

Antonio Carlos Coelho

Vice Presidente Financeiro e Administrativo

Responde pelas áreas Financeira, Controladoria, Tributário e Fiscal, Engenharia e Manutenção, Administrativa, Compras Indiretas e Central de Serviços Compartilhados. Possui 36 anos de experiência profissional na RD, onde ocupou diversas posições na área financeira. Formado em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas de Guarulhos, com MBA em Finanças pela FIA-USP.

Eugênio De Zagottis

Vice Presidente de Planejamento Corporativo, RI e M&A

Responsável pelo planejamento e relações com investidores da RD. Possui 18 anos de experiência na RD, e é atualmente o presidente da ABRAFARMA. Trabalhou como consultor na McKinsey no Brasil e na Itália e atuou também na Arthur Anderson. Formado em Administração de Empresas pela FGV com MBA pela Universidade de Michigan.

Fernando Kozel Varela

Vice Presidente de Transformação Digital

Responsável pelas áreas de Gestão de Estoques, Logística, Multicanal (E-Commerce) e Tecnologia da Informação. Possui experiência de 22 anos na Companhia e de três anos em Consultoria na Arthur Andersen. Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica (USP), pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV com MBA pela Universidade de Pittsburgh.

Marcello De Zagottis

Vice Presidente Comercial e Marketing

Responsável pelas áreas de Compras, Gerenciamento de Categorias e de Marketing, possui mais de 15 anos de experiência em varejo, incluindo 15 anos na RD e um ano na Borders (rede de livrarias – EUA), e também três anos em Consultoria na Artur D. Little e na Accenture. Formado em Administração pela FGV com MBA pela Universidade de Michigan.

Maria Susana de Souza

Vice Presidente de Gente, Cultura e Sustentabilidade

Responsável pela área de Recursos Humanos da RD desde abril de 2014, possui 27 anos de experiência profissional em Recursos Humanos, incluindo 17 anos em organizações varejistas de grande porte como Makro (2010 – 2014) e Walmart/Bompreço (1997 – 2010). É formada em Psicologia pela UNICAP-PE, com PMD – Programa para o Desenvolvimento de Gestão pelo IESE (Universidade de Navarra).

Renato Cepollina Raduan

Vice Presidente de Operações de Loja, Multicanal e Expansão

Responsável pelas operações de varejo da Droga Raia desde 2013, possui mais de 20 anos de experiência profissional em varejo, incluindo três anos como vice-presidente e diretor do Grupo Walmart e 13 anos como consultor de varejo na Accenture no Brasil e no México. Formado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica (USP), com MBA pelo INSEAD.

Bruno Wright Pipponzi

Vice Presidente de Negócios de Saúde

Responsável pelo desenvolvimento de novos negócios em saúde, ingressou na RD em 2011 onde contribuiu na expansão da Companhia. Trabalhou anteriormente na Odontoprev. Formado em Odontologia pela Universidade de São Paulo com as especializações em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Executive Program da Stanford e Strategy for Health Care Delivery da Harvard Business School.

O Conselho de Administração possui onze membros , incluindo cinco conselheiros independentes, e é atualmente presidido por Antonio Carlos Pipponzi, que possui mais de 35 anos de experiência no mercado brasileiro de drogarias. O Conselho é assessorado pelos seguintes comitês: Comitê de Finanças e Riscos, Comitê de Estratégias, Comitê de Pessoas, Comitê de Sustentabilidade e Comitê de Negócios de Saúde.
 
Nome Cargo
Antonio Carlos Pipponzi Presidente
Carlos Pires Oliveira Dias Membro Efetivo
Cristiana Almeida Pipponzi Membro Efetivo
Plínio V. Musetti Membro Efetivo
Paulo Sérgio Coutinho Galvão Filho Membro Efetivo
Renato Pires Oliveira Dias Membro Efetivo
Marco Ambrogio Crespi Bonomi Conselheiro Independente
Sylvia de Souza Leão Wanderley Conselheiro Independente
Denise Soares dos Santos Conselheiro Independente
Philipp Paul Marie Povel Conselheiro Independente
Cesar Nivaldo Gon Conselheiro Independente

 

Avaliação do Conselho de Administração

A RD conta com um processo anual de avaliação de seu Conselho de Administração conduzidor por consultor independente. Esse processo inclui, além do próprio Conselho de Administração, os Comitês que o assessoram (Comitê de Finanças e Riscos, Comitê de Estratégias, Comitê de Pessoas, Comitê de Sustentabilidade e Comitê de Negócios de Saúde), bem como seus participantes conselheiros e não-conselheiros.

A metodologia de avaliação inclui entrevistas por vídeo, questionários on-line e o acompanhamento amostral das reuniões para então avaliar cada grupo com uma nota ponderada. O questionário, composto por 31 questões objetivas e 2 abertas, abordou 6 dimensões: composição e funcionamento geral (5 questões objetivas), planejamento e organização (6), rituais e dinâmicas das relações (4), compliance e riscos (3), geração de valor e performance (11) e COVID-19 (2).

O Conselho e os Comitês foram avaliados em escala de 1 a 5, com a seguinte qualidade:

 

 

A avaliação de cada grupo resultou na avaliação abaixo:

Dentre os desafios propostos pelo processo de avaliação, destacam-se:

  1. Conciliar a ampliação do Conselho (de 9 para 11 membros titulares) com melhora das dimensões de planejamento e funcionamento da governança (planos de trabalho e melhor preparação das reuniões);
  2. Repactuar fronteiras e papéis entre agentes da governança (prioridades para o Conselho e Comitês para cada ano que se inicia, matriz simplificada de alçadas de responsabilidades e comunicação mais fluida e pontual);
  3. Evolução da dinâmica das reuniões (maior equilíbrio de participação entre conselheiros, iniciar programa de formação/atualização de conselheiros e membros externos e criação de formato padrão simplificado para os relatórios dos Comitês).

A RD possui um Conselho Fiscal instalado, a pedido dos próprios Administradores. Os membros são eleitos na Assembleia Geral Ordinária e atualmente o Conselho Fiscal é composto por 4 membros titulares e igual número de suplentes.

Membros Titulares Membros Suplentes
Antônio Edson Maciel dos Santos Alessandra Eloy Gadelha
Gilberto Lério Flavio Stamm
Paulo Sérgio Buzaid Tohmé Mário Antonio Luiz Corrêa
Adeildo Paulino Vivian do Valle Souza Leão Mikui

A RD conta com comitês que apoiam o Conselho de Administração e discutem periodicamente as principais questões estratégicas relacionadas ao negócio, contribuindo para o fortalecimento das boas práticas de governança corporativa e de gestão. São eles:

Comitê de Auditoria

Em fevereiro de 2022 o Conselho de Administração da RD aprovou a instalação do Comitê de Auditoria, órgão de assessoramento com funcionamento permanente e natureza não estatutária, composto por 3 membros, todos independentes, liderado por Maria Fernanda Teixeira e composto por Sylvia Leão (conselheira de administração independente) e Pedro Zan (especialista em contabilidade societária). Compete ao Comitê de Auditoria, em resumo, opinar sobre a contratação, acompanhar os trabalhos e avaliar o auditor independente, avaliar as demonstrações financeiras, acompanhar os trabalhos das áreas de auditoria interna, controles internos, gestão de riscos e Programa de Compliance, além de reportar ao Conselho, anualmente, o relatório resumido do Comitê contemplando as reuniões realizadas e os principais assuntos discutidos, destacando as recomendações, além do reporte trimestral de suas atividades.

O Comitê de Auditoria possui Regimento Interno próprio, aprovado pelo Conselho de Administração na RCA de 22 de fevereiro de 2022 e publicado ao mercado.

Comitê de Estratégias

Desenvolve e propõe ao Conselho as políticas relativas à estratégia empresarial, ao aprimoramento das operações, a transformação digital e a transformação de uma empresa focada nos clientes; formula recomendações ao Conselho e acompanha a implementação de políticas, estratégias e ações que visem ao incremento da competitividade da empresa; acompanha e reporta ao Conselho de Administração o desenvolvimento das Diretrizes Estratégicas aprovadas; acompanha a implantação do modelo operacional, considerando as diretrizes de tecnologia, data analytics, empresa ágil e costumer insight; acompanha o modelo de Governança e gestão da transformação, considerando processos, pessoas e cultura de inovação; e desenvolve e propõe indicadores de sucesso para acompanhamento da estratégia digital.

Comitê de Pessoas

Acompanha projetos e processos relativos a pessoas, garantindo o seu alinhamento com a visão estratégica da organização; discute e propõe políticas de remuneração e incentivos para colaboradores e administradores, bem como planos de opção de compra e/ou de ações para os administradores; discute e propõe critérios de avaliação de desempenho e competências para colaboradores e administradores; formula e acompanha indicadores de desempenho, produtividade e gestão da empresa; e acompanha o plano de sucessão da organização.

Comitê de Finanças

Acompanha o cumprimento do orçamento e dos resultados; auxilia o Conselho na análise da conjuntura econômica e mundial e de seus potenciais reflexos na posição financeira da Companhia; examina, discute e formula recomendações ao Conselho de Administração quanto à política financeira proposta pela Diretoria; revê as demonstrações financeiras e demais informações a serem transmitidas ao mercado; supervisiona todos os aspectos dos sistemas internos de controle e governança corporativa por designação do Conselho de Administração; e supervisiona a gestão das sociedades investidas.

Observação: as atribuições do Comitê de Finanças foram revistas pelo Conselho de Administração em reunião de 22 de fevereiro/2022, para alinhamento com as funções atribuídas ao Comitê de Auditoria.

Comitê de Sustentabilidade

Desenvolve e propõe ao Conselho de Administração diretrizes e compromissos relativos ao desenvolvimento sustentável da companhia e suas controladas, considerando riscos e oportunidades para criação de valor para sociedade; discute e acompanha a elaboração e aplicação de programas e ações socioambientais de curto, médio e longo prazos, assim como impactos gerados; e desenvolve e propõe ao Conselho de Administração, também acompanhando, metas de sustentabilidade para a remuneração variável da Diretoria Executiva.

Comitê de Negócios de Saúde

Promove a inovação corporativa para a prospecção de novas iniciativas de negócios de saúde para a Companhia; e acompanha as iniciativas de negócios de saúde, sua execução e performance.
 

Eventos

Acesse o calendário e confira
eventos sobre investimento.

Ir para calendário

Central de notícias

Fique por dentro das últimas notícias
do mundo dos investimentos.

Ir para notícias

Central de Resultados

Encontre os arquivos necessários para
ser um investidor preparado.

Ir para downloads