Pular para conteúdo

Quem somos

A RD – Gente, Saúde e Bem-estar é uma empresa líder no mercado brasileiro de farmácias, com mais 2.100 lojas em 23 estados brasileiros e faturamento de R$ 18,4 bilhões em 2019. A companhia foi criada em novembro de 2011, a partir da fusão entre Raia S.A. e Drogasil S.A. e é a maior rede de farmácias do Brasil em receita e número de lojas.

Cinco anos após a fusão, iniciamos uma nova etapa na história da empresa, pautando sua atuação em cinco valores essenciais: ética, eficiência, inovação, relações de confiança e visão de longo prazo. Além disso, selamos nosso compromisso com a sustentabilidade baseado em três pilares: cuidar da saúde das pessoas, cuidar da saúde do planeta e cuidar da saúde do negócio.

Hoje, combinamos um portfólio integrado de ativos focados na saúde e no bem-estar: RD Farmácias (Droga Raia, Drogasil e Onofre), RD Serviços (4Bio Medicamentos Especiais, Univers, plataforma de gestão de saúde, e Stix) e RD Marcas (Needs, Vegan by Needs, Triss, Caretech, Nutrigood e marcas Droga raia e Drogasil).

Drogasil

A Drogasil começou sua história em março de 1935 após a fusão das farmácias paulistas Drogaria Bráulio e Drogaria Brasil. Dois anos depois, adotou o conceito de rede ao se juntar a outras drogarias.

Em 2011, houve a fusão com outra grande empresa do setor, a Droga Raia, nascendo assim a RD - Gente, saúde e Bem-Estar. Hoje o grupo conta com 11 centros de distribuição e mais de 2.100 lojas espalhadas em 23 estados do País, sendo assim a maior rede de farmácias do Brasil.

Droga Raia

A Pharmacia Raia foi fundada em 3 de agosto de 1905, na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo. Desde a inauguração da segunda loja em 1931, a empresa foi crescendo e alcançando outras cidades e estados do brasil chegando ao marco de 80 lojas em 1992.

Os anos 2000 foram marcados pelo desenvolvimento, pela modernização e pelo centenário da Droga Raia.

Em 2011, se fundiu com a Drogasil, outra grande empresa do setor, dando início à RD - Gente, Saúde e Bem-Estar. Juntas, são a maior rede de farmácias em número de lojas e de faturamento do Brasil, totalizando mais de 2.100 lojas presentes em 23 estados brasileiros.

Onofre

A Drogaria Onofre teve sua primeira loja inaugurada em 1934, no Rio de Janeiro. Em 1980, começou a inovar com o primeiro drive-thru de medicamentos do mercado e, em 2000, iniciou seu e-commerce

Com expertise no ambiente digital, foi adquirida pela RD - gente Saúde e Bem-Estar em 2019 e hoje está presente exclusivamente na loja online.

 

Univers

O benefício farmácia mais completo do mercado com atendimento em lojas Droga Raia e Drogasil.

4Bio

A 4Bio é referência na comercialização de medicamentos especiais, como infertilidade e contraceptivos de alto custo, como foco em inovação e criação de diferenciais para melhora do atendimento ao cliente.

Stix

Stix é uma plataforma de produtos e serviços para acúmulo e resgate de pontos, oferecendo descontos e vantagens na área farmacêutica aos clientes fiéis. É a primeiras coalização brasileira com varejistas de abrangência nacional, reunindo as marcas Extra, Pão de Açúcar, Droga Raia e Drogasil.

 

As marcas exclusivas da RD tem orgulho de levar saúde, beleza e prevenção aos nossos clientes nas 5 regiões do Brasil.

Needs

Needs é uma marca de saúde e beleza que oferece uma variedade de produtos para atender as necessidades de todos, atrelando qualidade, segurança e preço em linhas diversas para diferentes momentos do dia a dia.

Needs. Tem tudo para você se cuidar.

Vegan by Needs

Vegan by Needs oferece uma linha completa de produtos de higiene e beleza de maneira sustentável. Com produtos veganos, livres de testes em animais e ingredientes tóxicos, a marca traz uma opção acessível de qualidade que combina com uma vida mais sustentável.

Vegan by Needs. É pra você. É pelo mundo. É pra tudo mundo.

Nutrigood

Nutrigood é uma marca que se preocupa com as necessidades do corpo e da mente levando em consideração a rotina agitada das pessoas. São produtos com ingredientes que nutrem o organismo de forma mais natural. É mais saúde sem perder o sabor e prazer de se alimentar bem.

Triss

Triss é a marca de acessórios de beleza para qualquer momento, dando um toque de personalidade ao look, seja com um acessório ou maquiagem. Porque a gente pode ser quem quiser, a hora que quiser.

Triss. Muda com você.

CareTech

A CareTech foi criada para simplificar as medições, com alta confiabilidade e precisão, garantindo segurança ao mesmo tempo que facilita a utilização com funções mais inteligentes.

CareTech. Confiança, cuidado e bem-estar. Isso se mede.

Droga Raia e Drogasil

A Droga Raia e a Drogasil têm em seu portfólio produtos que levam o nome das bandeiras, vendidos apenas em suas respectivas lojas. Com uma variedade de itens para atender às necessidades do consumidor, as duas marcas levam ao público qualidade e segurança na prevenção e cuidados com a saúde.

 

Os principais pilares do modelo de negócio são as bandeiras Droga Raia e Drogasil, duas das marcas mais icônicas do varejo brasileiro, que totalizam mais de 200 anos de tradição. Com um portfólio de lojas que inclui várias centenas das melhores esquinas brasileiras, as plataformas proprietárias de ponta, que permitem gerir a cadeia de abastecimento de forma eficiente e atender os clientes a partir de sistemas baseados em CRM, os formatos diferenciados de loja, com conceitos avançados de gestão de categorias e um portfólio de produtos de marca própria. E, especialmente, contam com profissionais qualificados e motivados tanto no nível da gestão como de operação, que trabalham dentro de uma cultura de formação de pessoas, com ingresso pela base da pirâmide. Estes pilares permitem a prestação de um serviço diferenciado para os seus clientes e a criação de valor para os seus acionistas. Refletindo o propósito da companhia de cuidar de perto da saúde e bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida.

Marcas Icônicas

Drogasil, Droga Raia e Onofre são marcas líderes do varejo brasileiro, com tradição centenária, com forte identidade e reputação entre seus clientes, além de atuação digital.

Pontos Excepcionais

Um dos diferencias da RD é o nosso portfólio de pontos comerciais estrategicamente localizados, que inclui as melhores esquinas do Brasil, tanto em mercados maduros como em mercados recentes, e a reprodução da qualidade por meio do crescimento orgânico acelerado.

Plataformas e Infraestrutura Proprietárias

A visão que norteou a formação da RD foi o compartilhamento de ativos e as competências complementares entre as principais marcas varejistas do Brasil.

Pessoas Qualificadas e Motivadas

Acreditamos que a excelência no atendimento está na combinação da capacitação técnica dos funcionários, a empatia pelos clientes e o comprometimento em resolver problemas, colocando o relacionamento à frente da venda.

Formatos Diferenciados e Eficientes

Possuímos formatos de loja diferenciados, com conceitos avançados de gestão de categorias e com elevado retorno marginal sobre o capital investido. Para isso, revisamos toda a segmentação de lojas, otimizando o sortimento e a precificação de cada loja ao perfil dos clientes.

Ao final de 2019, as marcas Droga Raia e Drogasil estavam presentes em 23 estados brasileiros nos quais a empresa tem amplo conhecimento do mercado, estrutura logística e de formação de pessoas para suportar o crescimento: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas, que juntos representam 99% do mercado consumidor farmacêutico brasileiro.

A capacidade de reprodução do modelo através do crescimento orgânico acelerado, combinando o aumento da presença nos mercados atuais com o ingresso seletivo em novos mercados, ocorre a partir de uma estrutura de expansão única no setor, que se baseia em uma inteligência proprietária que permite avaliar potencial de mercado com forte embasamento analítico, na prospecção descentralizada, conduzida por um grupo de profissionais que possuem cada um mais de 15 anos de experiência nas operações de varejo e por uma forte disciplina financeira, com alocação de capital centralizada com base em taxas internas de retorno projetadas para cada projeto avaliado.

A RD possui uma estrutura logística descentralizada e escalável formada por onze centros de distribuição, localizados em oito estados – SP (São Paulo, Embu das Artes, Ribeirão Preto e Guarulhos), MG (Contagem), PR (São José dos Pinhais), GO (Aparecida de Goiânia), RJ (Duque de Caxias), PE (Jaboatão), BA (Salvador) e CE (Fortaleza) – que totalizam mais de 165,0 mil m² de capacidade de armazenamento e garantem agilidade no abastecimento das lojas.

Para atender às diferentes demandas dos consumidores na compra de medicamentos e de produtos de higiene e beleza, a RD conta com uma estrutura de vendas multicanal, permitindo aos clientes de cada marca realizar suas compras nas lojas, na internet (www.drogaraia.com.br, www.drogasil.com.br e www.onofre.com.br), por telefone ou por meio de aplicativos.

 

A empresa também possui uma plataforma de gestão em saúde própria, a Univers, que atende a mais de vinte milhões de funcionários e beneficiários de mais de mil e duzentos grupos empresariais e instituições clientes, que efetuam as suas compras com descontos pré-negociados e com desconto em folha de pagamento (empresas), nas mais de 2.100 filiais próprias ou em 750 drogarias credenciadas.

O conceito de sustentabilidade está alinhado aos objetivos estratégicos de crescimento da RD, que mantém iniciativas direcionadas aos seus diversos públicos de interesse. No dia-a-dia de suas atividades, a empresa promove práticas e comportamentos que refletem um modelo de negócios capaz de alavancar o desenvolvimento econômico das comunidades, considerando os aspectos humanos, sociais e ambientais. Ações de uma empresa que tem o objetivo de manter relacionamentos de confiança com a sociedade.

Crença

Gente que cuida de gente.

Propósito

Cuidar de perto da saúde e bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida.

Valores

Eficiência

Fazer sempre bem feito, com o melhor resultado.

Ética

Fazer o que é certo, de forma transparente e com honestidade, em qualquer situação.

Inovação

Inovar hoje para ser melhor amanhã.

Relações de confiança

Ter interesse genuíno nas pessoas, cultivando relações de confiança.

Visão de longo prazo

Agir hoje, agregando valor ao nosso futuro e ao de toda a sociedade.

Eventos

Acesse o calendário e confira
eventos sobre investimento.

Ir para calendário

Central de notícias

Fique por dentro das últimas notícias
do mundo dos investimentos.

Ir para notícias

Central de Resultados

Encontre os arquivos necessários para
ser um investidor preparado.

Ir para downloads